A volta do SXSW e os aprendizados que podemos extrair do maior festival de inovação do mundo

O maior festival de inovação do mundo voltou a ser presencial! O SXSW (South by Southwest) 2022 aconteceu durante nove dias no mês de março, em Austin, no Texas, e contou com a presença dos principais nomes do mercado mundial para debater temas como metaverso, NFT, games, criptomoedas, diversidade, tecnologia, redes sociais e crise climática, um dos principais temas desta edição.

O diferencial do festival é oferecer um conteúdo totalmente diverso do habitual, um convite para realmente sair da caixinha e pensar sobre o que se espera do futuro. Foram mais de 2.000 apresentações e, para organizar tudo isso, os assuntos foram divididos em cinco temas: Descobrindo o desconhecido, Construídos para o futuro, Estamos todos conectados, A mídia em evolução e O poder da inclusão.

Como o evento trata de inovação e futurologia, muito do que foi debatido são previsões e está distante da maioria de nós, na prática. Se o Facebook, uma das maiores empresas do mundo, está apenas iniciando no Metaverso, fica claro que é uma tecnologia que ainda está engatinhando e, por isso, pouco realmente se sabe sobre ela, e o que existe de real são apenas especulações. Sendo assim, enquanto os gênios do Vale do Silício sonham grande, por aqui nós podemos absorver outras nuances mais práticas que conseguimos extrair dos debates.

Embora a realidade virtual seja uma importante pauta e gere grande expectativa para o futuro, são as pessoas, na vida real, com seus sentimentos e emoções, que estão à frente de tudo. O Metaverso pode até ser um sucesso, mas são pessoas reais que estão gerenciando os personagens desta nova realidade.

O mesmo podemos dizer dos streamings e streamers que estão se tornando celebridades. O trabalho dos streamers é conversar com os fãs através de canais como Youtube e Twitch, mas o que verdadeiramente importa é quem está na frente da tela. Marcas que desejam trabalhar com influenciadores precisam entender quem são os seguidores do canal, do que eles gostam, quais suas preferências, desejos e comportamentos. 

Falando em influenciadores, como não podia deixar de ser, um dos principais temas abordados no festival foram os criadores de conteúdo, ou creators. O TikTok anunciou que investiu US$ 1 bilhão em campanhas direcionadas aos criadores. Já o YouTube tem um fundo de US$ 100 milhões reservados para creators, assim como Facebook e Instagram também têm grandes investimentos. Os influenciadores digitais estão com tudo e a expectativa é que parcerias entre marcas e creators se tornem cada vez mais criativas, originais e com altos valores de investimentos.

O que fica como principal aprendizado de mais uma edição grandiosa do SXSW é que ao mesmo tempo em que devemos estar atentos ao que a tecnologia vem moldando desde já para o futuro, precisamos também estar conscientes de que a tecnologia é meio. Nunca é sobre a tecnologia, apenas. Mas, sim, sobre como a tecnologia impacta o comportamento das pessoas. Afinal, marketing é falar sobre e para pessoas!

Se sua empresa está precisando estabelecer uma comunicação mais eficaz com seu público, a Big Data está à disposição para conversar! Temos bastante experiência e uma equipe de especialistas pronta para te atender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *