Tendências de marketing para 2022

Todos os anos, assim como em todos os setores profissionais, o mercado da comunicação é pautado por diversas novas tendências. Se o mundo já vem mudando com o passar dos anos, depois da pandemia de covid que enfrentamos, tudo mudou muito e ainda mais rápido do que o normal. Algumas coisas podemos perceber no dia a dia, como por exemplo a quantidade de supermercados que agora vendem online e até mesmo os cardápios dos restaurantes, que agora são em QR code em sua maioria. Mas, além disso, quais são as tendências que devem vir com tudo neste ano de 2022?

Quem trabalha com marketing e publicidade precisa estar atento a estas mudanças, já que precisamos entender os hábitos, desejos, comportamentos de consumo e necessidades das pessoas. Pesquisas e análises de mercado indicam que o cliente tem cada vez mais poder. Hoje ele não escolhe produtos e serviços pensando apenas na qualidade, mas em tudo o que a marca representa para a sociedade como um todo.

Cuidado com o meio ambiente, sustentabilidade, práticas e ações sociais são cada vez mais importantes para o consumidor, que gosta de ver marcas se posicionando frente a temas complexos, políticos, sociais e relevantes. E o consumidor está atento! Não basta apenas defender a causa na teoria, mas não colocar em prática. A sociedade exige ações sólidas e concretas, da porta pra fora e da porta pra dentro.

Diversidade é palavra de ordem e a representatividade deve estar inserida em todo o contexto de uma empresa: na publicidade que ela apresenta ao consumidor, mas principalmente em áreas internas como composição das equipes e cargos de liderança, diretoria e gerência. Empoderamento feminino, da população negra e das pessoas LGBTQIAP+ são os temas mais recorrentes, mas todo tipo de preconceito deve ser combatido.

Outro tema que está muito em pauta e que o consumidor está cada vez mais consciente diz respeito à inteligência e privacidade de dados. Em um mundo digital, onde compras e transações bancárias são realizadas pelo computador ou celular, e as redes sociais continuam sendo o centro das atenções, a segurança e para onde os dados estão indo e com qual objetivo tem gerado interesse. As pessoas entenderam que, com a big data, seus dados estão sendo cruzados e algumas empresas têm suas vidas nas mãos. Uma comprovação de que o tema está no centro da discussão foi a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que tem o objetivo de reforçar a privacidade das pessoas e garantir aos clientes mais controle sobre seus dados.

Ainda sobre redes sociais, a tendência é que 60% do investimento global destinado para publicidade em 2022 será investido em mídia digital, que está cada vez mais integrada a ambientes de compra como e-commerces e marketplaces. E já que as redes sociais continuam em alta, cresce também o investimento em conteúdo próprio (com destaque para Inbound Marketing) e em parceria com influenciadores.

Embora muito se fale sobre Metaverso, este ainda é um tema que está engatinhando e gera mais dúvidas e especulações do que certezas. Apostamos que esse será um ssunto a ser mais aprofundado e entendido a partir de 2023.

E você, o que acha de todas estas tendências? Acredita que estejam corretas? Conta pra gente nos comentários! E se estiver precisando de uma agência para apresentar, analisar e colocar em prática ações que gerem resultados efetivos, mande uma mensagem pra gente 🙂

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